sábado, 28 de março de 2009

AÇÃO/MEIO AMBIENTE

Hoje é dia de apagar as luzes
A população mundial está convocada a apagar as luzes durante uma hora.
Hoje, as 20:30h, um apagão mundial vai sensibilizar a comunidade internacional para o aquecimento global, trata-se da Hora do Planeta. Durante uma hora, cerca de duas mil cidades de mais de 80 países vão apagar as luzes de ícones e monumentos. A organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF) pretende chamar a atenção para os problemas do aquecimento global.
O Brasil participa pela primeira vez dessa campanha. Mais de 20 cidades aderiram e vão deixar às escuras monumentos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Monumentos de capitais como Brasília, São Paulo, Curitiba, Belém, Rio Branco e Porto Alegre. Em Manaus, a iluminação do Teatro Amazonas também será desligado.
Segundo a superintendente organizacional da ong WWF no Brasil, Regina Cavini, “a Hora do Planeta é uma oportunidade para as pessoas que se preocupam com a questão ambiental se envolverem num movimento de formação de opinião pública global”
Ela garante que 2009 será um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dezembro, na Dinamarca, um acordo justo e eficiente para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.
Segundo Regina, a mensagem para o Brasil é clara: “O fim do desmatamento é urgente, pois coloca-nos no desconfortável quarto lugar entre os países que mais emitem gases com efeito estufa”. E ela ainda acrescenta, “Temos de mudar a nossa maneira de usufruir dos recursos naturais, de forma sustentável e que garanta o bem-estar das gerações actuais e futuras”.
Países como Austrália, Egito e Portugal também participarão da mobilização. Lisboa aderiu oficialmente ao evento e monumentos como o Cristo-Rei, em Almada, Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, CCB e Museu da Electricidade, serão apagados.

Fonte: WWF/Brasil e Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário