quarta-feira, 6 de abril de 2011

Morro do Bumba - Tragédia completa um ano



Tragédia no Morro do Bumba completa um ano e moradores ainda esperam promessas das autoridades





Texto e Fotos: Ana Cristina Victória





Durante a tragédia, bombeiros tentando resgatar corpos de moradores







Um anos após a tragédia, o local apelidado de "cemitério do Bumba", recebe obras de reconstrução e contenção para evitar novos desabamentos. Além de quadras poliesportivas.








No dia 07 de Abril de 2010, um grande deslizamento de terra vitimou mais de 160 moradores e deixou milhares de famílias desabrigadas no Morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. No local, haviam dezenas de casas construídas irregularmente, sobre um antigo depósito de lixo. Devido a grande quantidade de chuva que caíra durante toda aquela semana, o aterro cedeu, soterrando os moradores. Oficialmente, 46 morreram soterradas, mas alguns corpos ainda não foram encontrados. Um ano após a tragédia, moradores do morro do Bumba e de outras localidades de Niterói, também atingidas pela chuva, ainda esperam a ajuda da prefeitura e do governo federal que prometeram o pagamento do aluguel social e a construção de novas moradias. Segundo o presidente da Associação das Vítimas do Bumba, Francisco Ferreira de Souza, o repasse de 3,2 mil alugueis sociais é insuficiente para atender a todas as vítimas das enchentes na cidade. Sem o aluguel social, estas pessoas estão voltando a morar em áreas de risco. Hoje, no local da tragédia, existem obras de reconstrução e contenção para evitar novos desabamentos. Nesse projeto foram investidos R$ 35 milhões na implantação de um sistema de drenagem de água e chorume, no plantio de arvores e grama, na construção de quadras poliesportivas, além da demolição de casas que ainda correm risco de desabamento. A prefeitura de Niterói afirma que vem pagando, desde maio do ano passado, aluguel social para 3,2 mil famílias, com recursos repassados pelo governo do estado. Segundo a prefeitura, os moradores que não receberam o benefício, estariam com a documentação pendente, e que devem comparecer no Setor de Gestão de Crise.




Arquivo: Mais fotos da tragédia, das manifestações e de como estão as obras no local.





















































Um comentário:

  1. uma desgraça encobre a outra. morro do bumba, um ano se passou e as pessoas já esão chorando a morte de jovens inocentes. o senhor prefeito de niterói, Jorge Roberto Silveira deve estar muito feliz com a tragédia de realengo. só assim quase ninguém falou sobre a tragédia de niterói.

    ResponderExcluir