quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blecaute deixa grande parte do Brasil ás escuras
Foto: Futura Press
Apenas os faróis iluminavam a praia de Copacabana.

Um blecaute deixou ás escuras, grande parte do território nacional. Ás 22h13, todo estado do Rio de Janeiro ficou sem luz. O apagão também atingiu outros 10 estados: SP, RS, MS, MT, PE, BA, MG, ES e SC, além do Paraguai. Cerca de cem milhões de pessoas foram afetadas pela falta de energia elétrica.
O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão afirmou "Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras", disse. Segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por "fatores atmosféricos", como "tempestades de grande intensidade".
A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz. Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite. O Paraguai, que também recebe energia da usina de Itaipu, ficou às escuras, por mais de 30 minutos.
Até o inicio da madrugada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que ainda não havia identificado a origem do blecaute e que a maior preocupação era recompor o sistema. De acordo com a informação repassada pelo ONS ao ministro de Minas e Energia, somente com o restabelecimento total da energia será possível saber o que aconteceu.
No estado do rio, por causa da falta de luz, a circulação das linhas do metrô e trens foi interrompida, segundo as concessionárias que administram os serviços. A falta de energia também afetou os aeroportos Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador e Santos Dumont, no Centro.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que estava em Brasília solicitou que o Bope fizesse a segurança na linha amarela durante toda a madrugada desta quarta-feira, para evitar possíveis assaltos.

Em alguns lugares, a energia só volta no final da madrugada

Depois de mais de duas horas de apagão, a energia elétrica começou a ser restabelecida no início da madrugada desta quarta-feira (11) em alguns pontos do Rio de Janeiro. De acordo com o superintendente de comunicação da Light, companhia responsável pela distribuição de energia na cidade do rio e em alguns municipios fluminense, Carlos Piazza, por volta das 23h, a luz já havia voltado municípios do vale do paraíba. A Ampla, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Niterói, São Gonçalo e grande parte do interior do estado, garantiu que o restabelecimento de energia começou pelas regiões mais populosas, como Niterói, São Gonçalo e Campos. Em Niterói, a energia elétrica começou a voltar a meia noite. Os bairros mais distantes só tiveram a energia depois das 03h. Em São Gonçalo, os bairros Porto Novo, Camarão e Centro, tiveram o restabelecimento de luz á 1h05, em bairros como alcântara, trindade e laranjal, a luz só voltou após as 4h.

IMPORTANTE: Em entrevista a rádio BandNews fm, o diretor de relações institucionais da Ampla, André Moragas comunicou que o cliente que teve seu aparelho elétrico danificado, deverá se dirigir a loja da Ampla com documentação para que haja avaliação do caso.

Presidente da CEDAE pede que população economize água

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente da Cedae, Wagner Victer, pediu aos moradores da cidade que economizem água nos próximos dois dias. Segundo ele, as pessoas devem reduzir e muito o consumo de água, já que, por causa da falta de luz, a geração de água foi interrompida por um determinado momento e prejudicada.

Último grande apagão no país aconteceu em 99

O apagão desta terça-feira, causado por problemas na usina de Itaipu, no Paraná, não foi o primeiro no Brasil. Há algumas décadas a população já vem sofrendo com problemas no setor elétrico. Antes, o maior blecaute da história do país foi registrado em 1999. O ex-diretor da Aneel, Afonso Henriques Moreira, lembrou que o problema foi um raio que caiu, paralisando o fornecimento de energia para 10 estados, além do distrito federal, deixando, aproximadamente, 76 milhões de pessoas no escuro. Afonso lembrou ainda que existem outras alternativas para que episódios como esse não ocorra mais, “Nesse momento, a sociedade deve pressionar os órgãos responsáveis para que haja uma verdadeira evolução do sistema elétrico”.

As repercussões mundiais do apagão

A CNN divulgou uma nota quase duas horas após o apagão informando que pelo menos seis estados brasileiros foram afetados pelo problema. O site da rede BBC relatou que as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, ficaram no escuro, atrbuindo o problema a hidrelétrica de Itaipu. O New York Times disse em sua página na internet que o apagão, paralisou Brasil e Paraguai. O Sky News, foi o único a comentar que o apagão ocorreu três dias após a divulgação de que hackers seriam os responsáveis por quedas de energia no Brasil pela rede de TV americana CBS. Clarín, Bloomberg, National Public Radio e Wall Street Journal também noticiaram o blecaute no Brasil.

Fonte: G1, BandNews FM e CBN.


Um comentário:

  1. eu não acredito q a ampla irá resolver o problema da minha tv 32 que queimou por causa do blecaute. já perdi uma geladeira em 99, e o meu ar vive no consero depois de um apagão em 2007. eles falam, vão aos jornais, rádios e tvs e nada resolvem em favor da população, que mais sofre com essas trapalhadas deles.
    vou tentar ir até a ampla, mas até sei que nada irá acontecer. vou ter mesmo que tirar do meu bolso enquanto eles discutem se foi um raio ou incompetencia deles. quero que todos elas vão para o raio que os partão.

    ResponderExcluir