domingo, 28 de dezembro de 2008

Opinião

Vamos fazer a nossa parte!
por Ana Victória

Segundo pesquisas do IBAMA: a cada ano, cerca de 50 mil animais silvestres são apreendidos no Brasil em operações de fiscalização. A cada 12 minutos, um animal silvestre é retirado das matas em todo o país para ser revendido nas feiras do Rio ou exportado com notas fiscais frias.
Quase todas as semanas, acompanhamos pela imprensa apreensões de animais silvestres feitas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Bens Renováveis (IBAMA) e pela Policia federal de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico. Sabemos como deve ser difícil driblar a falta de recursos para que todos ou quase todos esses criminosos sejam presos e que esses animais possam viver livres no meio ambiente.
Criar animais silvestre como animais de estimação sempre fez parte da cultura brasileira. Grande parte da população acredita que mantendo um animal silvestre em casa está protegendo e livrando o animalzinho de qualquer maus tratos, mas na verdade, esse animal certamente estará estressado e sofrendo .
Quem não tem um vizinho ou parente que cria e faz questão de exibir o pobre animalzinho para todo mundo! Na lista de animais proibidos de comercialização estão: Papagaio, periquito, Canário, Curió, Trinca ferro e outros ( ver lista completa fornecida pelo IBAMA no site: http://www.apasfa.org/silvestres/silv4.shtml). Existem pessoas que após descobrirem o mal que fizeram ao comprar o animal, resolvem doá-los para um zoológico. O zoológico de Niterói é um dos únicos do país que trabalham com recuperação desses animais . Só no ano passado, 875 animais foram entregues ao zoológico pelo IBAMA e pela Policia.
É preciso entender que grande parte dos animais devolvidos ao meio ambiente acabam morrendo por não se adaptarem mais as condições da natureza. Eles perdem o instinto de caçar e morrem de fome, nem sabem se proteger do perigo, se tornando presa fácil de um animal maior ou de outro caçador.
Todos nós temos a obrigação de denunciar pessoas que comercializam e/ou maltratam animais. Não somente animais silvestres , como qualquer outro, o telefone para denuncia no Rio de Janeiro é o (0**21-2253-1177 ) ou pode também dar ciência às autoridades policiais militares, mas, em especial, à Policia Florestal...ou ao IBAMA (Tel: 0800-618080). Vamos fazer a nossa parte! Afinal lugar de animais silvestres é no meio ambiente e NUNCA! Sofrendo, presos em gaiolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário