quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009

O tambor bateu mais forte: Salgueiro é campeão
por Ana Victória
Com o enredo sobre a origem do tambor, a Acadêmicos do Salgueiro conquistou o título de campeã do carnaval carioca de 2009. Em segundo lugar, a Beija-Flôr, com apenas um ponto de diferença. Em seguida vieram Portela, Vila Isabel,Grande Rio e Mangueira.
Além da importância do instrumento no samba, o desfile do Salgueiro mostrou batuques usados em festas e rituais de diferentes povos, mas em especial ao povo africano. A escola empolgou o público na Sapucaí ainda no setor 1. A presidente Regina Duran, á frente do Salgueiro há apenas um ano, dedicou o campeonato á todos os componentes e ainda fez um desabafo logo após o resultado final: “ O Salgueiro merecia demais essa vitória. Há anos fazemos um bom carnaval, mas não éramos reconhecidos”.
Fotos: acm/primeiroradar
Gleice Simpatia e Ronaldinho, casal campeão do Salgueiro
Viradouro e Porto da Pedra: Decepção
Mais uma vez, Viradouro e Porto da Pedra decepcionaram. O 8° e 10° lugares conquistados respectivamente pelas escolas deixaram niteroienses e gonçalenses frustrados. Ano passado, Viradouro ficou em 7° lugar, já Porto da Pedra conquistou o 11°.
Milton Cunha: ausência durante a apuração
Prevendo o pior, grande parte da diretoria da Viradouro não esteve na apuração. O presidente da escola, Marco Lira foi internado na madrugada desta quarta-Feira com pressão alta . O carnavalesco da vermelho e branco niteroiense Milton Cunha, presença constante na Sapucaí durante os ensaios técnicos e desfiles também não compareceu á apuração. Mestre Ciça que conquistou 4 notas 10 dos jurados foi outra ausência na apuração. Nos bastidores do carnaval é certa a transferência do mestre de bateria que defendeu a Viradouro por dez anos para a Grande Rio.

Ciça: grande chance de comandar a bateria da Grande Rio ano que vem

Por pouco, Porto da Pedra não caíu. A escola só ficou á frente da Mocidade Independente de Padre Miguel e Império Serrano, rebaixada para o grupo de acesso.
Porto da Pedra quase caí para o acesso

Empate no grupo B
Acadêmicos do Cubango e Unidos de Padre Miguel dividiram o título do grupo B, mas a liga das escolas do grupo de acesso(Lesga) alega que só uma pode subir. A disputa promete ir para a justiça. Até o ano passado, duas escolas subiam do grupo B para o Acesso. Contando a história do vinho, a Unidos de Padre Miguel fez um desfile luxuoso. Acadêmicos do Cubango fez um desfile correto reeditando o enredo “Afoxé”, de 1979.
Sacramento caí para o Grupo E
A Unidos do Sacramento, escola de São Gonçalo, que desfilou este ano pelo grupo D e teve problemas com o transporte de componentes e fantasias durante o desfile, desceu para o grupo E. Acadêmicos do Sossego levou o campeonato do grupo C. Acadêmicos do engenho da Rainha conquistou o D e Favo de Acari venceu o E.

Ausência de componentes e fantasias rebaixaram a Sacramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário