quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009

Descaso e confusão prejudicam desfile da Unidos do Sacramento
por Ana Victória
O descaso da prefeitura de São Gonçalo pode ter tirado o título de campeã do grupo D da escola de Samba Unidos do Sacramento. Tudo porque a secretaria de transportes do município garantiu que colocaria a disposição da escola 15 ônibus para transportar os componentes e fantasias da agremiação até a estrada Intendente Magalhães, em Campinho, local do desfile. Bastante nervoso, o presidente da escola, Almir Brandão apontou o culpado pelo ocorrido, “O Coronel Beltrão, secretário de transportes de São Gonçalo assumiu a responsabilidade de disponibilizar ás 18:00h, ônibus para trazer os componentes da escola”. Sobre a responsabilidade da prefeita Aparecida Panisset, Almir Brandão garantiu, “A culpa não é da prefeita. Ela não deve saber de nada. O problema é com o secretário de transportes que assumiu essa responsabilidade com a escola”.
Fotos: acm/primeiroradar
Alguns integrantes da bateria desfilaram sem as fantasias
O desfile da escola estava marcado para começar por volta das 00:30h, mas a maioria dos componentes não havia chegado. Depois de esperar pelo transporte em São Gonçalo, boa parte dos integrantes desistiram e voltaram para casa, “ Em respeito ao público, a escola vai entrar nem que seja só eu e o casal de mestre sala e porta bandeira”, desabafou o presidente.Algumas vans foram alugadas, ás pressas, para que os componentes chegassem ao local do desfile. Quem conseguiu chegar, teve que desfilar sem fantasia ou com apenas uma parte dela.
Outra confusão marcou o desfile da Sacramento na Intendente, a escola Unidos da Vila Santa Tereza que desfilaria logo depois da escola gonçalense, colocou os carros á frente, prejudicando a entrada da Sacramento. Representantes da associação AESCRJ, Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro, afirmaram que o incidente não tiraria pontos da escola.

O presidente da escola Almir Brandão

Discurso emocionado
Muito emocionado, Almir Brandão deu o grito de guerra da escola, “ Com toda dignidade viemos com um único objetivo, sermos campeões! O problema não foi criado pela entidade responsável pelos desfiles, mas sim pelo coronel Beltrão que firmou um compromisso com uma empresa de ônibus para transportar a nossa comunidade até o local do desfile. Com todo sacrifício tivemos que alugar vans e ônibus para trazer a nossa comunidade para desfilar. Peço desculpas á todos aqui presentes e peço aos componentes da escola brilho e alegria. Nós cumprimos o que foi determinado, e apesar de tudo o que aconteceu, vamos mostrar o nosso trabalho. A escola veio preparada e bonita, mas infelizmente nos prejudicaram”.

Público: aplausos e incentivos a Unidos do Sacramento

Durante o desfile, o público que lotou a avenida para assistir aos desfiles aplaudia a escola e gritava palavras de incentivo a escola, “Achei o desfile muito bonito, até agora o melhor. Foi uma pena o que aconteceu com a escola”, dizia D. Neusa Moraes, moradora de Campinho. Outra moradora também fez questão de incentivar a escola “Está ótima! A escola está apresentando um lindo trabalho. A comissão de frente está com uma coreografia muito bonita e o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira deram o recado! Gostei”, gritava a dona de casa Marilene Santos.

A rainha de bateria Eliane de Paula

A emoção tomou conta da escola! Alguns componentes não resistiram e caíram no choro. A coordenadora da ala das passistas da Sacramento Rita moreno desabafou, “Infelizmente foi isso! Mas a comunidade mostrou sua garra. Fizemos tudo pela escola, o presidente alugou vans e ônibus á pressas para trazer os componentes, mas não deu tempo de mostrar o nosso carnaval”. Houve componentes que tentaram tirar algo positivo do ocorrido, foi o caso da Rainha de bateria, Eliane de Paula, “Tudo acontece por que tem acontecer, mas a garra da escola foi incrível! Sacramento é sacramento! Apesar de tudo isso que aconteceu com a nossa escola, a garra da comunidade foi grande e as pessoas entenderam e nos trataram tão bem”, disse.


O coreógrafo Wellington e a comissão de frente

O coreógrafo da comissão de frente Wellington Barros completou “Estávamos ensaiando há 6 meses a coreografia e tivemos que mudar há 2 meses do desfile. Mas tudo tem um lado positivo. Não é a roupa que irá fazer a diferença, mas sim a força e garra que mostramos aqui”.
A escola foi bastante aplaudida ao final do desfile. O casal de Mestre Sala e Porta Bandeira receberam o carinho do público que pedia bis. A Porta Bandeira da escola terminou o desfile aos prantos e agradeceu os aplausos do público, “Agradeço a população de São Gonçalo, a nossa comunidade e ao público que nos incentivaram aqui na Intendente”. O Mestre Sala Marcelo, completou, “Infelizmente foi uma pena o que aconteceu com a nossa escola, mas o carinho das pessoas foi maravilhoso”.


A apresentação do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira

Um comentário:

  1. Meu nome é Raphael Freitas, sou integrante da comissão de frente da Unidos do Sacramento.
    Venho agradecer à vocês do Primeiro Radar, em especial à jornalista Ana Victória, pela força que nos deram divulgando todas as nossas dificuldades e pelo carinho.
    Desta forma as pessoas irão perceber de quem foi a culpa de tudo o que aconteceu no desfile! Mas mesmo com tudo o que ocorreu não deixamos de mostrar nosso trabalho.
    Não posso deixar de agradecer também ao público que nos ajudou muito!
    Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir